MAPA – BEDU – TREINAMENTO ESPORTIVO – 53_2025

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MAPA – BEDU – TREINAMENTO ESPORTIVO – 53_2025

Os avanços nas pesquisas e nas tecnologias têm sido fundamentais para o desenvolvimento da ciência do treinamento esportivo, exigindo que os profissionais da Educação Física compreendam e acompanhem essas inovações para aplicá-las de forma eficaz. Tais avanços incluem desde métodos modernos de avaliação e monitoramento, como dispositivos vestíveis, análises biomecânicas e inteligência artificial, até a personalização da prescrição do treinamento. A utilização dessas ferramentas possibilita uma compreensão mais precisa das respostas fisiológicas ao exercício, contribuindo para a otimização do desempenho, a prevenção de lesões e a promoção da saúde. Além disso, a constante atualização científica permite intervenções baseadas em evidências, reforçando a importância da integração entre ciência, tecnologia e prática profissional no aprimoramento da atuação do educador físico em diferentes contextos.

Fonte: PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de alto rendimento do basquete adulo. Para testar seus conhecimentos, o preparador físico lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.

Sendo assim, siga as orientações abaixo.

 

Orientações para a realização da atividade

– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO, que se encontra no Material da Disciplina;

– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio;

– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

Orientações gerais

– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPASUB – TREINAMENTO ESPORTIVO.

– Cópias parcial ou total serão zeradas.

– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações e perguntas abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA.

TAREFA 01

Com o intuito de maximizar o desempenho do atleta, os treinadores utilizam a periodização para gerenciar e ajustar a intensidade do treinamento conforme os objetivos e as adaptações desejadas. Nesse sentido, o quadro abaixo apresenta uma forma tradicional da periodização de duas fases do ciclo de treinamento.

 

 

​Quadro – Periodização de uma parte do ciclo de treinamento.

 

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

1. Como observado, o quadro acima apresenta a organização das fases do ciclo de treinamento denominadas de Mesociclo de Base e Mesociclo Específico. Estes momentos do treinamento são destinados, basicamente, ao desenvolvimento físico específico do atleta objetivando a sua melhor performance. Desta forma, explique a importância do desenvolvimento físico específico.

 

2. De acordo com o autor do livro da disciplina, quais são alguns dos elementos que devem ser considerados para o desenvolvimento do treinamento físico específico?

 

3. Com base nas informações do quadro acima, responda: o mesociclo de base e mesociclo específico são compostos por quantos microciclos cada um? Quantas sessões de treinamento existem em cada um dos mesociclos? Qual o formato de distribuição dessas sessões?

 

TAREFA 2

No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, fatores como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são considerados ajustáveis para determinar e regular o volume do treinamento.

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.

 

1. Os treinos físicos para a melhora da aptidão cardiorrespiratória são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de treinar esse componente da aptidão física, destaca-se o treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação.

A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para organizar o volume de treinamento de um microciclo com treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação passiva. Para tanto, considere as seguintes informações:

– O microciclo é composto por 12 sessões;

– Cada sessão será composta por uma série de corrida, em máxima velocidade, para uma distância de 80m;

– Na primeira sessão serão realizadas 4 repetições da corrida, com um intervalo (recuperação passiva) de 3 minutos entre elas;

– Como forma de progressão da carga, a cada sessão deverá ser adicionada uma (a) repetição da corrida. Atenção, com exceção das sessões 4 e 10, onde o número de repetições será igual a 4x e 6x, respectivamente.

 

MICROCICLO 1

Repetições
Distância
Volume total da sessão

(distância total)
Segunda-feira
Sessão 1
4x
80m

Terça-feira
Sessão 2

Quarta-feira
Sessão 3

Quinta-feira
Sessão 4

Sexta-feira
Sessão 5

Sábado
Sessão 6

Domingo
Descanso



Segunda-feira
Sessão 7

Terça-feira
Sessão 8

Quarta-feira
Sessão 9

Quinta-feira
Sessão 10

Sexta-feira
Sessão 11

Sábado
Sessão 12

Domingo
Descanso


Volume total do microciclo
(distância total)

Após preenchido, analise as afirmações abaixo:

I – O volume total do microciclo é de 2160 metros;

II – A sessão 12 possui um volume total de 640 metros;

III – A diferença do volume total entre a sessão 6 e 12 é de 400 metros;

IV – A diferença entre o volume total do microciclo e o volume total da sessão 3, de quarta-feira é de 2020 metros.

 

Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.

a. I, apenas.

b. II, apenas.

c. III, apenas.

d. I, II e IV, apenas.

e. I, II, III e IV.

 

2. Os treinos para a melhora da força muscular também são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de desenvolver a força, destaca-se o treinamento resistido (treinamento com pesos), através do exercício de agachamento livre.

A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para planejar um mesociclo específico com 180 repetições totais e composto por 4 microciclos, sendo 2 sessões (terça e sexta-feira) em cada microciclo. Além disso, esse mesociclo deverá ser planejado com a seguinte progressão de volume 20%, 30%, 40% e 10% entre os microciclos. Por fim, em cada microciclo as repetições devem ser divididas igualmente entre as sessões.

Mesociclo específico: 180 repetições totais de agachamento livre

Microciclo 1

(20%)
Microciclo 2

(30%)
Microciclo 3

(40%)
Microciclo 4

(10%)
Repetições do microciclo

Repetições da Terça-feira

Repetições da Sexta-feira

Após preenchido, analise as afirmações abaixo:

I – A soma dos volumes do microciclo 1 e 4 é igual 54 repetições;

II – O volume de cada sessão do microciclo 2 é igual a 27 repetições;

III – O volume da sessão de sexta-feira do microciclo 1 é de 36 repetições;

IV – A soma dos volumes das sessões de terça-feira dos microciclos 2, 3 e 4 é igual 72 repetições.

 

Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.

a. I e II, apenas.

b. II e IV, apenas.

c. I, II e III, apenas.

d. I, II e IV, apenas.

e. I, II, III e IV.

 

TAREFA 3

A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão e segurança. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
Dia
Sessão

(treino)
Duração

(volume)
PSE
PSE da sessão
Segunda-feira
Manhã
HIIT e Treino técnico
90
5

Tarde
Treino tático
90
2

Terça-feira
Manhã
Treinamento resistido
40
5

Tarde




Quarta-feira
Manhã
HIIT e Treino técnico
100
6

Tarde
Treino tático
90
4

Quinta-feira
Manhã
Treinamento resistido
40
6

Tarde




Sexta-feira
Manhã
HIIT e Treino técnico
110
7

Tarde
Treino tático
90
4

Sábado
Manhã
Treinamento resistido
50
7

Tarde



 

Quadro – Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.

 

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

1. Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?

 

2. Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido?

 

3. Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.

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