MAPA – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA – 53_2025

A educação configura-se como um processo dinâmico e em permanente transformação, demandando flexibilidade e abertura a distintas propostas pedagógicas. Uma ferramenta que pode auxiliar e muito no aprendizado, são os jogos educativos, pois permitem que o aluno desenvolva o

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MAPA – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA – 53_2025

A educação configura-se como um processo dinâmico e em permanente transformação, demandando flexibilidade e abertura a distintas propostas pedagógicas. Uma ferramenta que pode auxiliar e muito no aprendizado, são os jogos educativos, pois permitem que o aluno desenvolva o raciocínio estratégico de forma autônoma ou sob mediação do professor. Para Antunes (1998) e Kishimoto (2006), as atividades lúdicas são uma excelente metodologia no processo de ensino e aprendizagem. Isso ocorre ao refletir sobre diferentes soluções, promovendo a habilidade de tomar decisões e superar obstáculos de maneira diversificada.

 

Fonte:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006. 

 

Como mencionado acima, o emprego de jogos didáticos são de grande valia para a estimulação e aprendizado no âmbito escolar. Dessa forma, a proposta dessa atividade MAPA é que seja desenvolvido um jogo educativo interativo direcionado a disciplina de Ciências para a turma do 7º ano do ensino fundamental II. Explore o tema “Diversidade de ecossistemas” (EF07CI07), proporcionando uma abordagem lúdica e educativa para o entendimento das principais características dos ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

 

O jogo deverá ser construído de forma física utilizando materiais como papel, cartolina, papelão, tinta, isopor, entre outros. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, dominó, tabuleiro, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.

 

Descrição da Atividade:

 

  1. Planejamento e Conceituação do Jogo:

 

– Deverá apresentar de forma escrita as regras do jogo e o passo a passo de como deverá ser jogado.

– Materiais utilizados na confecção do jogo.

 

  1. Desenvolvimento do Jogo:

 

– Com base no planejamento inicial, deverá desenvolver, de forma concreta, o jogo. Isso inclui a criação de conteúdo (perguntas, desafios, informações sobre os ecossistemas), design gráfico (se aplicável).

 

  1. Apresentação e Avaliação:

 

– Planejar uma aula (com duração de 50 minutos), onde o jogo confeccionado deverá ser aplicado. Assim, é necessário descrever como irá desenvolver essa aula.

 

– Todo o procedimento de montagem (1 foto) e execução (1 foto) deverá ser fotografado (o aluno e/ou parte do aluno deve aparecer na foto) e as imagens anexadas no Formulário padrão da atividade

 

  1. Avaliação:

 

– A atividade será avaliada com base na criatividade do conceito do jogo, na eficácia educativa e no envolvimento com o tema “Diversidade de ecossistemas”, e na qualidade do desenvolvimento do jogo.

 

Orientações:

– Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

– Faça o uso de seu livro didático e videoaulas.

– Desenvolva o seu texto no FORMULÁRIO PADRÃO disponibilizado no Material da Disciplina.

– Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

– Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

– O formato do arquivo enviado deve ser em PDF.

*E caso apresente dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu professor mediador.

 

Atenção:

 

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.

 

– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Boa Atividade!

 

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