Descrição
MAPA – EPROD – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – 52_2025
MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
Instruções para realização e entrega da atividade
Todos os campos apresentados deverão ser devidamente preenchidos.
É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA (template).
Esta é uma atividade individual, visto que trabalhos copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. Preferencialmente, utilizar a seguinte formatação: fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 linhas e texto justificado.
Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa apresente as referências no final do trabalho em ordem alfabética e conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Você pode utilizar este site para orientação: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.
Após inteiramente respondido, coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio. Se o nome tiver caracteres estranhos, principalmente pontos ou for muito grande, é possível que a equipe de correção não consiga abrir o seu trabalho e ele seja zerado.
Você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador.
Desejamos a você um excelente trabalho.
Os receptores são consumidores de energia elétrica e, de acordo com sua finalidade, podem ser agrupados em duas categorias: os resistivos e os ativos. Receptores resistivos transformam energia elétrica exclusivamente em térmica, como chuveiros e lâmpadas incandescentes. Já os receptores ativos convertem energia elétrica em outras formas, como som e movimento, sem se limitar ao calor. Exemplos incluem TVs, telefones e motores elétricos. Os resistivos são chamados de resistores, enquanto os ativos são simplesmente receptores.
Fonte: GUIMARÃES, J. O. de S. Física Geral e Experimental II. Maringá: UniCesumar, 2019.
Imagine que você, como futuro profissional, está atuando na manutenção elétrica em uma indústria. Um setor da fábrica está enfrentando problemas com a iluminação de emergência: algumas lâmpadas estão falhando, e seu supervisor pediu para você diagnosticar o problema.
Ao analisar o sistema, você percebe que algumas lâmpadas estão ligadas em série e outras em paralelo. Seu desafio é entender como essa configuração influencia a corrente elétrica e a resistência total do circuito para propor a melhor solução.
Para isso, você precisará medir a corrente e a tensão em diferentes pontos, comparar os resultados e determinar como a disposição dos resistores (ou lâmpadas) afeta o funcionamento do sistema. Será que mudar a configuração ajudará a evitar futuras falhas?
Agora, no experimento que realizaremos, você terá a chance de simular esse problema real, conectando resistores em série e em paralelo, medindo grandezas elétricas e tirando conclusões que podem ser aplicadas diretamente na sua futura profissão. Vamos ao desafio?
Nos Experimentos Virtuais da Algetec, você tem disponível o experimento de “Associação em Série de Resistores”. Leia com atenção todas as etapas de apresentação, sumário, roteiro e pré-teste. Em seguida, faça o experimento seguindo o roteiro e preenchendo as tabelas a seguir. Responda também as questões sobre os experimentos.
1) Com o experimento e montagem de Resistores em Série:
a) Preencha a tabela a seguir com os dados obtidos de Tensão:
b) Preencha a tabela a seguir com os dados obtidos de Tensão após a remoção da lâmpada do borne 6:
c) Com base em suas observações, comente a veracidade da seguinte afirmação: “em uma associação em série, a soma das tensões elétricas sobre cada componente (lâmpada) é igual à tensão elétrica total atuante no circuito”.
d) Caso um circuito possuísse 20 lâmpadas em série e uma das lâmpadas “queimasse”, o que aconteceria com as demais lâmpadas do circuito? Justifique a sua resposta.
e) Qual a corrente equivalente que percorre este circuito? Compare este valor com o obtido no experimento.
2) Com o experimento e montagem de Resistores em Paralelo:
a) Preencha a tabela a seguir com os dados obtidos de Tensão:
b) Com base em suas observações, comente a veracidade da seguinte afirmação: “em uma associação em paralelo, a retirada de um dos componentes do circuito (lâmpadas) não interrompe o funcionamento dos demais componentes”.
3) Com o experimento e montagem de Associação Mista de Resistores:
a) Preencha a tabela a seguir com os dados obtidos de Tensão:
b) Qual foi a tensão medida entre os terminais 2A e 5B? Utilizando seus conhecimentos sobre circuitos elétricos e associação de resistores, explique como a tensão fornecida pela fonte é dividida entre as lâmpadas do circuito montado.
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