Descrição
MAPA – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS- 52_2025
MAPA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS
Olá, estudante!
Seja bem-vindo ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas.
Instruções iniciais:
- Utilize o Modelo Padrão da Atividade MAPA para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
INTRODUÇÃO
“Principais tendências do varejo farmacêutico para 2025
De acordo com a Linx, a expansão do omnichannel, a automação e gestão tecnológica e os programas de fidelidade são algumas das tendências.
O mercado farmacêutico está em expansão contínua, e as projeções indicam que esse ritmo deve se manter nos próximos anos. De acordo com dados do IQVIA e do Sindusfarma, o crescimento das vendas da indústria farmacêutica foi estimado em 12,6% em 2024 e deve somar outros 9,3% em 2025. Esse avanço impacta diretamente o varejo especializado, que precisa se adaptar para aproveitar as oportunidades e atender às demandas de um consumidor cada vez mais exigente.” (Revista da farmácia, 2025, on-line).
Fonte: https://revistadafarmacia.com.br/farmacia/principais-tendencias-do-varejo-farmaceutico-para-2025/ Acesso em: 03 abr. 2025.
Empreender é um sonho de muitos futuros farmacêuticos. Seja em farmácia de dispensação, farmácia de manipulação, consultórios farmacêuticos ou laboratório de análises clínicas, o empreendimento é um grande desafio. Veremos, nesta atividade, como planejamento e estratégia são essenciais para se manter dentro do mercado.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Antes de responder às questões, assista ao vídeo disponível no link a seguir: (caso não consiga abrir ao clicar, copie o link e cole no seu navegador)
https://www.youtube.com/watch?v=p76l95-CWwU.
Agora, associando o conteúdo do vídeo apresentado com o conteúdo da disciplina, responda:
1 – Qual o conceito de planejamento?
2 – Qual a importância do planejamento? Cite pelo menos cinco motivos.
3 – Considerando a abrangência do planejamento, quais são os quatro tipos ou níveis de planejamento? Explique resumidamente cada um deles.
4 – Cite pelo menos 5 vantagens do planejamento estratégico apresentadas no vídeo do link exposto.
5 – Cite três tipos de estratégias de posicionamento utilizadas pelas organizações.
6 – Identifique a estratégia de posicionamento do exemplo a seguir:
Fonte: https://www.teuto.com.br/. Acesso em: 03 abr. 2025.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
– Ao finalizar o trabalho, salve o arquivo em PDF e verifique se aparece a extensão “.pdf” no nome do arquivo.
– Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar.
Ex.: MAPA_AdministraçãoeMarketing_MariadaSilva.pdf
– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não é considerada.
– Ao final do enunciado desta atividade no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. Somente um arquivo pode ser anexado no Studeo.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir. Não serão realizadas reaberturas da atividades após a finalização.
– Salve o comprovante de entrega da atividade, isso lhe ajudará em caso de falha no sistema.
– Caso tenha qualquer dificuldade na entrega, entre em contato pelo Fale com o Mediador.
Bom trabalho!
Avaliações
Não há avaliações ainda.