MAPA – FISIO – FISIOTERAPIA AQUÁTICA – 52_2025

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MAPA – FISIO – FISIOTERAPIA AQUÁTICA – 52_2025

MAPA – MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DA APRENDIZAGEM

 

Olá, caro estudante! Tudo bem? Seja bem-vindo ao MAPA da disciplina de Fisioterapia Aquática.

 

Texto-base

A fisioterapia aquática é uma abordagem terapêutica que utiliza as propriedades da água para auxiliar na reabilitação de diversas condições motoras e neurológicas. Entre as técnicas aplicadas, destaca-se o Método Halliwick, desenvolvido por James McMillan em 1949, que promove a independência do indivíduo na água, facilitando a mobilidade e estimulando o controle motor (MELLO; SANTOS, 2025).

O Programa dos Dez Pontos do Método Halliwick estrutura o aprendizado e a adaptação do indivíduo ao meio aquático de maneira progressiva, iniciando com exercícios básicos de controle postural e respiração, até alcançar movimentos mais complexos (GARCIA et al., 2012).

Considerando os princípios do Método Halliwick, o planejamento de um tratamento eficaz no contexto da fisioterapia aquática exige uma análise cuidadosa das necessidades específicas de cada paciente.

 

Com isso em mente, leia o caso clínico a seguir:

 

Caso clínico: Lucas, um menino de 8 anos, foi diagnosticado com paralisia cerebral e apresenta espasticidade muscular (hipertonia), principalmente nos membros inferiores. Isso dificulta seus movimentos, prejudicando o controle postural e a mobilidade. Apesar da hipertonia, Lucas não tem medo da água e se sente confortável no ambiente aquático. No entanto, ele nunca teve contato com atividades aquáticas estruturadas, ou seja, não sabe nadar e não tem controle sobre sua respiração na água.

 

​Para responder às questões desta atividade, utilize as seguintes referências disponíveis.

Livro da disciplina: MELLO, N. F.; SANTOS, N. Q. Fisioterapia Aquática. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Artigo complementar: GARCIA, M. K.; JOARES, E. C.; SILVA, M. A.; BISSOLOTTI, R. R.; OLIVEIRA, S.; BATTISTELLA, L. R. Conceito Halliwick: inclusão e participação através das atividades aquáticas funcionais. Acta Fisiátrica, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 142–150, 2012. DOI: 10.5935/0104-7795.20120022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103706. Acesso em: 20 mar. 2025.

ETAPA 1 – UTILIZE O ARTIGO COMPLEMENTAR

(Disponível no link acima e também para download na aba “Material da Disciplina”)

 

  1. Planejamento do tratamento inicial.

Imagine que você é o fisioterapeuta responsável pelo atendimento de Lucas. Para ajudá-lo a melhorar sua mobilidade e desenvolver maior controle sobre o próprio corpo, você optou por iniciar a fisioterapia aquática utilizando o Método Halliwick.

 

  1. a) Quais são os dois primeiros pontos do Programa dos Dez Pontos do Método Halliwick? Explique cada um deles e indique um exercício aquático que pode ser utilizado para cada ponto no tratamento de Lucas.

 

  1. b) Após 10 sessões de fisioterapia aquática, Lucas já desenvolveu o controle da respiração na água e está mais adaptado ao meio aquático. Como fisioterapeuta responsável pelo seu tratamento, você decidiu avançar para os próximos pontos do Programa dos Dez Pontos do Método Halliwick, focando agora em: Controle da Rotação Transversal e Controle da Rotação Sagital. Explique o que são essas habilidades no Método Halliwick e descreva um exercício aquático para cada uma delas.

 

ETAPA 2 – UTILIZE O LIVRO DA DISCIPLINA

 

  1. Benefícios da fisioterapia aquática no caso de Lucas.

 

  1. a) A fisioterapia aquática é amplamente indicada para condições que requerem a redução ou eliminação da sustentação do peso corporal, sendo eficaz em disfunções neurológicas, espasmos musculares e dificuldades de mobilidade. Quais os efeitos terapêuticos esperados com a imersão no caso de Lucas?

 

  1. b) Por que o Método Halliwick pode ser uma boa opção no tratamento de Lucas, considerando suas disfunções neurofuncionais?

 

  1. c) Segundo Biasoli e Machado (2006), o Método Halliwick baseia-se em quatro princípios fundamentais: adaptação ambiental, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação. Com base no material estudado, explique o conceito de cada um desses princípios.

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