MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 52_2025

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MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 52_2025

 

Com a evolução da vida, organismos unicelulares simples começaram a agregar-se, primeiro em colônias cooperativas, depois em organismos multicelulares. Na maioria dos animais multicelulares, somente a camada mais superficial está em contato direto com o ambiente,

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MAPA – FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO – 52_2025

 

Com a evolução da vida, organismos unicelulares simples começaram a agregar-se, primeiro em colônias cooperativas, depois em organismos multicelulares. Na maioria dos animais multicelulares, somente a camada mais superficial está em contato direto com o ambiente, o que representa um problema, uma vez que a difusão diminui exponencialmente à medida que a distância aumenta. Por causa disso, o consumo de oxigênio nas células mais internas de animais grandes excede a taxa pela qual o oxigênio pode se difundir desde a superfície corporal. Uma solução para superar a difusão lenta foi o desenvolvimento evolutivo de sistemas cardiorrespiratórios que transportam líquido e gases entre a superfície corporal e as suas partes mais profundas. Em animais simples, a atividade muscular gera um fluxo de líquido quando o animal se move. Animais mais complexos possuem uma bomba muscular, denominada coração, que faz o líquido interno circular. Nos sistemas circulatórios mais eficientes, o coração bombeia o sangue através de um sistema fechado de vasos. Este circuito unidirecional leva o sangue por uma rota específica e assegura a distribuição de gases, nutrientes, moléculas sinalizadoras e resíduos. Um sistema composto por um coração, vasos sanguíneos, pulmões e sangue é conhecido como um sistema cardiorrespiratório.

Adaptado de: SILVERTHORN, U. D. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 6 ed. Artmed, 2017.

 

Considerando o excerto acima, utilizaremos este MAPA para contarmos, aos nossos futuros estudantes, uma história mostrando que a fisiologia é uma ciência presente no nosso cotidiano e pode ser observada por cada indivíduo a cada ciclo cardiorrespiratório. Para tal, utilizaremos os conhecimentos assimilados durante a disciplina e construiremos, a partir da resposta das questões propostas, os passos desta história.

A história se iniciará com a contextualização de um indivíduo que irá realizar um exercício aeróbio, e se decorrerá contando o trajeto do oxigênio do ambiente externo ao corpo até chegar dentro das nossas células e sua consequente eliminação na forma de dióxido de carbono.

 

Para isso, no decorrer de seu texto, você deverá responder às questões abaixo:

 

  1. 1. Qual a função da barreira hematoaérea? Quais as concentrações de oxigênio e dióxido de carbono no sangue arterial e no venoso?
  2. 2. Qual célula promove o transporte de gases no sangue? Como atua a proteína transportadora de gases? Por que a inalação de monóxido de carbono (oriundo da queima de produtos) pode levar o indivíduo a morte?
  3. 3. A partir do sangue venoso que chega aos pulmões, descreva como ocorrem as trocas gasosas no pulmão e nos tecidos, incluindo o trajeto do sangue por todo o corpo, além da importância do coração.
  4. 4. Apresente as referências bibliográficas dos livros/sites/artigos utilizados para realização desta atividade, conforme as normas ABNT.

 

Informações importantes:

– Utilize o MODELO MAPA (disponível no Material da Disciplina) para responder sua atividade. Caso não utilize o modelo MAPA poderá haver decréscimo de nota.

– Será preciso entender o conteúdo para posteriormente conseguir responder à atividade. Assim, assista às aulas conceituais e ao vivo para facilitar o entendimento.

– Acesse ao vídeo explicativo da atividade disponível no Fórum da disciplina.

– As informações da Unidade II do livro didático da disciplina são fundamentais para realização da atividade, mas você deve utilizar outras fontes para obter todas as respostas necessárias. Lembre-se de referenciar todas.

– Se necessário, há um material de apoio para a realização das referências na Sala do Café.

– Após finalizar a atividade, poste-a no local indicado (dentro do ambiente da atividade) em formato Word ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.

 

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