MAPA – GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS E SERVIÇOS – 52_2025

MAPA – GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS E SERVIÇOS – 52_2025

Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Gestão de Produtos, Marcas e Serviços. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria.

Então, vamos lá?

 

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MAPA – GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS E SERVIÇOS – 52_2025

Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Gestão de Produtos, Marcas e Serviços. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria.

Então, vamos lá?

Com a intensa concorrência, há uma abundância de produtos similares disponíveis no mercado, tanto em suas características quanto em preços. Como resultado, os gestores precisam se esforçar para diferenciar seus produtos, de modo a atrair a escolha do consumidor no momento da compra. Cada nível de produto deve oferecer uma experiência única ao consumidor. Quanto mais elevado o nível, maior o valor percebido em comparação aos níveis anteriores, e esses cinco níveis juntos formam a hierarquia de valor para o cliente (Kotler; Keller, 2018). Assim, o produto passa a apresentar atrativos variados e a gerar resultados mais eficazes em relação aos consumidores.

O mercado está em constante transformação por várias razões, uma delas sendo o progresso tecnológico. Isso implica que a hierarquia de valor dos produtos e os elementos de cada nível também mudam. Por exemplo, a hierarquia de valores do celular de hoje é muito diferente da de quase 50 anos atrás, quando o primeiro celular foi introduzido. À medida que novas funcionalidades se tornaram disponíveis, nossas expectativas em relação ao que um celular deve oferecer aumentaram. As inovações aceitas pelos consumidores em um produto tendem a ser rapidamente replicadas pelos concorrentes, mantendo a competição elevada.

Dessa forma, os gestores devem diferenciar seus produtos para atrair a preferência do consumidor na hora da compra. Cada nível de produto deve proporcionar uma experiência distinta, e quanto mais alto o nível, mais valor ele agrega em comparação aos níveis anteriores. Juntos, esses níveis formam a “hierarquia de valor para o cliente” (Kotler; Keller, 2018). Assim, os produtos oferecem diferentes atrativos e geram resultados mais eficazes em relação ao público.

Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Educator do Brasil, 2018.

Portanto, as necessidades existem, mas a maneira de atendê-las evolui, e é nesse contexto que nós, gestores, devemos estar atentos. Essas mudanças impulsionam o mercado e favorecem o surgimento de novos negócios, ressaltando a importância do desenvolvimento de novos produtos. Para que um novo produto seja lançado ou que um produto existente seja aprimorado e suba na hierarquia de valor, é fundamental buscar novas ideias, inicialmente.

Diante disso, é importante que você consiga encontrar um produto na escala de valor e exercite a capacidade de buscar/gerar ideias para atender às necessidades do cliente, que colaborem com seu objetivo. Observe e explore a imagem interativa, que se encontra disponível no link a seguir (copie e cole em uma nova aba do seu navegador), para responder aos comandos da atividade em seguida: https://view.genially.com/680f7ec26671617b764571de/interactive-image-suba-o-nivel-do-produto

  1. Utilizando os conhecimentos adquiridos sobre produtos e seus níveis e tomando como guia a imagem interativa disponível no link, você deverá imaginar ser um gerente de produtos e sua empresa imaginária comercializa escovas de dentes. No exercício de sua função de gerente de produtos, você terá a meta de elevar a escova de dentes, que se encontra no nível de benefício central (1), até chegar no nível 5 (produto potencial), descrevendo as transformações do produto, de suas funções e de seus atributos em cada um desses níveis, inclusive do primeiro, em que ela se encontra neste momento. Para melhor organização, escreva sua resposta em tópicos, numerando cada uma das etapas.
  2. Escreva um pequeno texto, de até cinco linhas, explicando sua estratégia e o motivo de ter optado pelas modificações que descreveu em cada uma das etapas, para justificar suas escolhas e demonstrar a lógica dos atributos e funções escolhidos.
  3. Usando o que você aprendeu sobre criação de ideias na disciplina, cite, explique e justifique um método de geração de ideias, sugerido em seu livro da disciplina e que seria adequadamente adotado por você para encontrar os atributos necessários para elevar a escova de dentes de nível na hierarquia de valor.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

 

  1. Leia o livro da disciplina.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Baixe o “Formulário Padrão do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
  5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
  7. Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, que está em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA.
  8. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!

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