MAPA – IMF – ECONOMIA COMPORTAMENTAL – 52_2025

MAPA – IMF – ECONOMIA COMPORTAMENTAL – 52_2025

 

 Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Economia Comportamental! Para isso, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

 

PRIMEIRA ETAPA: ler os textos-base, considerar a situação problema e realizar a atividade.

 

 

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MAPA – IMF – ECONOMIA COMPORTAMENTAL – 52_2025

 

 Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Economia Comportamental! Para isso, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

 

PRIMEIRA ETAPA: ler os textos-base, considerar a situação problema e realizar a atividade.

 

Conceito de Decisão:

 

O conceito de “decisão” pode ser explorado sob diversas perspectivas. No contexto da psicologia e das finanças comportamentais, destaca-se a ideia de que as decisões não são totalmente racionais. Nossas escolhas podem ser moldadas por vieses cognitivos, heurísticas (atalhos mentais) e pela forma como as opções nos são apresentadas (a chamada “arquitetura de escolhas”). A autora traz que as tomadas de decisões são influenciados por armadilhas cognitivas e emocionais, levando a escolhas que nem sempre são as mais vantajosas. Ainda as Heurísticas e decisões impulsivas, estão entre os principais atalhos que o cérebro utiliza para simplificar processos decisórios, especialmente em situações de incerteza ou sob pressão no segmento empresarial.

 

Fonte: FERREIRA, V. R. de M. Decisões econômicas: você já parou para pensar. Rio de Janeiro: Editora Alta Livros, 2023. E-book. ISBN 9788550817392. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788550817392/. Acesso em: 21 mar. 2025.

 

Para Zindel (2015), a importância de um processo de tomada de decisão necessita ser bem embasado, especialmente em relação ao impacto nos negócios. Ele destaca a distinção entre dois tipos principais de tomada de decisão: intuitiva e racional: onde a primeira busca basear-se na intuição ou “instinto”, utilizada frequentemente em situações de incerteza ou pressão e, a outra decisão racional é fundamentada em planejamento e análise lógica com dados, informações e indicadores concretos.

 

Fonte; ZINDEL, M. L. Finanças Comportamentais: tomada de decisão e Psicologia Econômica. Revista De Administração De Empresas, n. 55(1), 2015, p. 102–102. https://doi.org/10.1590/S0034-759020150112. Acesso em: 21 mar. 2025.

 

Agora, suponha que você é dono de uma cafeteria e está enfrentando um dilema importante. A empresa não está alcançando o número desejado de vendas devido ao baixo número de clientes. Diante disso, contratou-se um consultor empresarial que sugeriu duas estratégias de marketing para melhorar as vendas:

 

Estratégia A: investir em uma campanha publicitária agressiva nas redes sociais, visando alcançar muitos consumidores e gerar disseminação de propaganda em torno dos produtos que a cafeteria oferece.

 

Estratégia B: buscar parcerias com influenciadores digitais locais para promover o produto de forma mais orgânica e direcionada ao mercado.

 

Considerando esse cenário, responda o que se pede:

  1. a) Quais são os principais elementos racionais que você deve considerar ao tomar essa decisão?
  2. b) Como cada estratégia se alinha com os princípios da racionalidade na tomada de decisão?
  3. c) Quais vieses cognitivos ou emoções podem influenciar sua escolha entre as duas estratégias?
  4. d) Com base em sua análise, qual estratégia você escolheria para o lançamento do produto? Justifique sua resposta.
  5. e) Como você pode aplicar os conceitos de racionalidade e irracionalidade na tomada de decisões futuras dentro da empresa?

 

OBS: Acesse o link indicado no texto das unidades 2 e 4 do seu livro didático base e faça a leitura do capítulo 1 do livro indicado na Minha Biblioteca e o artigo disponibilizado. Irão te auxiliar na resolução da atividade.

 

SEGUNDA ETAPA: ENVIAR a atividade solicitada

– Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.

– A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

– Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

– Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Agora é com você. Bom estudo!

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.

 

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