Descrição
MAPA – PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS – 54_2025
InovaTech: o app que transforma negócios
A InovaTech Solutions é uma startup brasileira de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções móveis sob demanda para empresas de diversos setores — saúde, educação, logística, sustentabilidade e bem-estar.
Nos últimos meses, a InovaTech recebeu várias solicitações de clientes corporativos em busca de aplicativos inovadores.
O CEO da empresa decidiu lançar um desafio interno entre as equipes de desenvolvimento júnior (vocês!) para selecionar o melhor protótipo de app para ser transformado em produto real.
Seu grupo fará parte da Equipe Ágil de Desenvolvimento Móvel, composta por programadores, analistas de UX/UI e um Scrum Master (papéis que vocês podem assumir livremente na equipe).
Etapa 1 — A reunião de kickoff (ideação e escolha do cliente)
– Segunda-feira, 9h. A equipe acabou de entrar na sala de reuniões do Setor de Inovação da InovaTech. Na tela, o diretor de projetos apresenta os novos contratos da empresa.
– “Pessoal, recebemos cinco propostas de clientes. Precisamos escolher um e criar um protótipo que realmente resolva um problema concreto. Pensem como analistas de produto, não apenas como programadores. A tecnologia vem depois — primeiro vem o propósito”.
As propostas aparecem no quadro digital:
– Clínica VivaBem: deseja um app de agendamento e lembrete de consultas.
– EduPlus Cursos: quer um app para alunos acompanharem aulas e notas.
– LogisTech Transportes: busca rastreamento de entregas e controle de motoristas.
– EcoMarket: precisa de um marketplace para produtores locais.
– FitMind: quer um app para monitorar hábitos saudáveis.
A equipe deverá analisar, discutir e escolher um cliente, compreendendo seu público-alvo, dores e objetivos de negócio.
Tarefa técnica:
Criar um Canvas de Ideação, contendo:
– Nome do aplicativo.
– Cliente escolhido e problema real a resolver.
– Público-alvo e contexto de uso.
– Funcionalidades principais.
– Benefícios esperados.
Critérios: clareza da proposta, relevância do problema, alinhamento com o cliente e inovação da solução.
Etapa 2 — Sprint de design: o protótipo em papel
– Três dias depois, a equipe se reúne na sala de design thinking da InovaTech.
– Na parede, há papéis, canetas coloridas, post-its e tablets espalhados.
O líder do setor de UX dá a missão:
– “Antes de escrever uma linha de código, precisamos entender como o usuário vai navegar pelo app. Façam o protótipo em papel. Mostrem as telas, botões, menus e fluxos. Vocês têm liberdade total — o importante é que a interface seja intuitiva e faça sentido para o cliente”.
– A equipe discute a identidade visual do produto, desenha o logotipo e esboça a primeira versão das telas.
Missão:
– Como equipe da InovaTech Solutions, vocês devem transformar a ideia do aplicativo em um protótipo visual desenhado à mão, representando a experiência do usuário e o fluxo de navegação.
Instruções para os estudantes:
Cada estudante deverá:
1. Produzir o protótipo em papel (ou cartolina/A4), simulando a interface do aplicativo.
– Pode usar canetas, lápis de cor, régua, post-its ou recortes para representar botões, ícones e menus.
– Cada tela deve conter os principais elementos visuais e de interação.
2. Desenhar pelo menos 5 telas, representando:
– Tela 1: Tela de Abertura/Login ou Boas-Vindas.
– Tela 2: Tela Principal (Dashboard/Menu).
– Tela 3: Tela de Função Principal (ex: cadastro, mapa, agendamento, entrega etc.).
– Tela 4: Tela de Detalhe ou Interação (ex: informações de usuário, detalhes de item, chat etc.).
– Tela 5: Tela de Configurações ou Perfil.
3. Indicar a navegação entre telas, usando setas ou anotações que mostrem o fluxo do usuário.
4. Identificar cada elemento de interface, como:
– Botões e ícones (ex: salvar, voltar, editar).
– Campos de texto (ex: nome, senha, busca).
– Imagens, listas, menus ou barras de navegação.
- Adicionar uma legenda explicando as principais ações de cada tela.
Dica InovaTech:
– Lembrem-se: o objetivo não é desenhar “bonito”, mas pensar a interface de forma funcional e lógica, simulando como o usuário final interagirá com o aplicativo.
Materiais sugeridos:
– Folhas A4, cartolina ou caderno de desenho.
- Canetas, lápis de cor, régua, post-its.
– Aplicativo de scanner para enviar fotos do protótipo (Opcional).
Como entregar a atividade:
A atividade deverá ser produzida em um arquivo do tipo TEXTO, conforme TEMPLATE anexado no MATERIAL DA DISCIPLINA, disponibilizado no Studeo, e DEVE ser entregue com a extensão (.PDF ou .DOC). Depois, deve ser anexado no ambiente da Atividade no STUDEO.
Anexar os prints dentro do arquivo Template:
A) Etapa 01 – Ideação do Aplicativo.
B) Etapa 02 – As 5 telas com as funções do aplicativo.
Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.
Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.
Boa atividade!







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