Descrição
MAPA – RAD – PROTEÇÃO RADIOBIOLÓGICA – 52_2025
MAPA DE PROTEÇÃO RADIOBIOLÓGICA
Estudante!
Seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Proteção Radiobiológica.
Instruções iniciais:
- UTILIZE o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “MATERIAL DA DISCIPLINA” (coluna direita do seu Studeo). Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que está disponível na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZANDO
Durante o decorrer da disciplina, veremos como são geradas as radiações ionizantes, seus benefícios, aplicações, riscos inerentes para os profissionais e todos que possam estar sendo expostos. Entendemos das complicações do uso indevido das radiações, de acidentes radiológicos e nucleares, dos efeitos biológicos que podem ocorrer com o corpo humano de acordo com o grau e nível de doses a qual o indivíduo foi exposto.
Sabemos que toda a prática deve ser justificada e toda dose exposta para fins de diagnóstico e tratamento devem ser suficientemente baixas, desde que não interfira no objetivo final.
De maneira geral, o uso de radiações ionizantes tem se intensificado, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela maior disponibilidade de exames e tratamentos.
Fonte: elaborada pelo professor.
Com base na contextualização apresentada e nas informações do livro da disciplina, seguiremos nossa atividade MAPA com a apresentação de propostas de atividades para serem realizadas.
Trabalho Proposto:
Segue abaixo um croqui de uma planta baixa de um setor de radiologia, onde você aluno(a) deverá expressar seu conhecimento respondendo alguns critérios que iremos abordar nas próximas etapas.
Planta Baixa – Unidade Radiológica Fictícia
Fonte: autor.
Etapa 1:
1.a) De acordo com o croqui da clínica fictícia, classifique as seguintes áreas como: Área Livre, Supervisionada ou Controlada.
Recepção:
Sala de Comando de Raios-X:
Sala de Comando da Tomografia:
Sala de Exame do Raios-X:
Sala de Exame da Tomografia:
Vestiário:
Cozinha:
Sala de Processamentos de Imagem:
Etapa 2
2.a) Com base nos setores informados na etapa anterior, cite em quais deles se faz necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e quais são esses equipamentos.
Etapa 3
Alguns elementos radioativos, ou seja, instáveis atomicamente, passaram a ter suas aplicações em muitos seguimentos, tanto na área industrial, quanto na área da saúde.
Com essa abordagem, responda as questões abaixo:
3.a) Elementos Químicos Radioativos não serão instáveis para sempre, ou seja, em certo momento irão adquirir estabilidade através do processo de decaimento radioativo. Explique como ocorre o decaimento pelo processo da Meia-vida Física.
3.b) Segue abaixo um gráfico de uma ocorrência do elemento Iodo-131. Determine qual será a atividade do elemento radioativo Iodo -131 após o decorrer de 24 dias.
Importante lembrar que o Iodo-131 possui uma meia vida de 8 dias.
Determine qual será a atividade do elemento radioativo Iodo -131 após o decorrer de 24 dias?
Fonte: elaborado pelo autor.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NO MODELO DE MAPA.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_protecaoradiobiologica_PedroSilva.pdf.
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