Descrição
MAPA – TEOL – LÍNGUAS BÍBLICAS (HEBRAICO E GREGO) – 51_2025
Leia atentamente os itens 1 e 2 do artigo “Misericórdia, compaixão e amor: o rosto de Deus no Evangelho de Lucas”, de Ildo Perondi e Fabrizio Zandonadi Catenassi.
O texto está disponível nos materiais da disciplina.
- a) Tome três traduções bíblicas diferentes de sua escolha e faça uma tabela comparativa do episódio da reanimação do filho da viúva de Naim (Lc 7,11-17). Então, elabore uma análise a partir de sua tabela comparativa, identificando pelo menos três diferenças entre as traduções.
Abaixo, é apresentado um exemplo de como fazer a tabela, ilustrando a partir do v. 7, mas lembre-se que você deve completa-la com o texto da perícope toda.
Almeida Corrigida Fiel | Almeida Revista e Atualizada | Bíblia King James Atualizada | |
v. 11 | E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; | Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. | No dia seguinte, partiu Jesus para uma cidade chamada Naim, e com ele caminhavam seus discípulos e uma grande multidão. |
v. 12 | |||
v. 13 | |||
v. 14 | |||
v. 15 | |||
v. 16 | |||
v. 17 |
- b) Por fim, leia o item 4 do artigo que estamos estudando, que tem como título “Três ocasiões para ser ‘movido de compaixão’”. Então, responda à seguinte pergunta: por que o termo splanchnizomai é central para o episódio lucano da reanimação do filho da viúva de Naim (Lc 7,11-17)?
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