Descrição
PORTFÓLIO – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025
Estudante!
Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Práticas pedagógicas: Unidades temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades
CONTEXTUALIZAÇÃO
O Ensino Médio foi a última etapa de ensino a ser aprovada, em dezembro de 2018, após diversas consultas públicas. O Ministério da Educação, além de publicar o texto de aprovação, disponibilizou um guia de implementação e um site dedicado ao novo Ensino Médio. Essa nova estrutura não implica na exclusão das disciplinas, mas sim em uma maior integração entre elas e uma maior conexão com a realidade dos alunos. No novo formato, cada área do conhecimento possui competências específicas que devem ser associadas a um conjunto de habilidades, essenciais para a aprendizagem de todos os alunos do Ensino Médio.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Acesso em: 10 mar. 2025.
Ao ingressar no 1º ano do Ensino Médio os alunos são apresentados ao tema de composição química dos seres vivos. Os carboidratos são moléculas essenciais para a vida, desempenhando funções importantes como fonte de energia e estrutura celular. No ensino de Ciências da Natureza, é fundamental que os alunos compreendam a composição química dos carboidratos, sua classificação e suas funções biológicas.
Fonte: Silva, A. T.; Nascimento-Saba, C.C.A. Carboidratos na dieta alimentar e saúde: uma sequência didática para o Ensino Médio. Conedu, v. 1, p. 2046-2066, 2021. Acesso em: 10 mar. 2025.
Agora, vamos aos passos do MAPA:
- a) Elabore um planejamento de aula para o 1º ano do Ensino Médio sobre a composição química dos seres vivos, com o objeto de conhecimento sobre carboidratos. O planejamento deve incluir competências e habilidades, presentes na BNCC, objetos de conhecimento, metodologia da aula, conteúdo (exponha de forma breve o que será abordado dentro do objeto de conhecimento) recursos digitais (plataformas, simuladores, jogos, revistas cientificas), referências (utilizadas para estudar o conteúdo e método avaliativo.
- b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula que permita contextualizar os alunos com assuntos de seu cotidiano, incluindo debates sobre informações que eles têm acesso em redes sociais.
- c) Nos métodos avaliativos, a composição de notas (100 pontos) deve ser fragmentada, podendo contendo uma avaliação individual, trabalhos em grupo e até mesmo interdisciplinar.
Orientações:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.
– Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.
– Utilize o arquivo da BNCC disponível no Material da disciplina para completar Competências e Habilidades
– O planejamento deve ser feito em tópicos, com frases curtas e explicativas.
– Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– O planejamento deve ser fundamentado com conteúdo de livros didáticos de Biologia e/ou outras fontes.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.
– Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.
Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”
Avaliações
Não há avaliações ainda.