PORTFÓLIO – EESP – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – 52_2025

PORTFÓLIO – EESP – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – 52_2025

 

De acordo com o art. 3º do Decreto nº 7.611/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, o atendimento educacional especializado tem como objetivo:

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PORTFÓLIO – EESP – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – 52_2025

 

De acordo com o art. 3º do Decreto nº 7.611/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, o atendimento educacional especializado tem como objetivo:

 

I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;

IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

 

Fonte: BRASIL. Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 11 abr. 2025.

 

A Resolução nº 4 CNE/CEB, de 2 de outubro de 2009, institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, estabelece que o AEE deve ser realizado a partir de algumas etapas, dentre elas está elaborar materiais por meio de recursos e estratégias que sejam acessíveis para os estudantes; obter e conhecer materiais de apoio, como softwares, recursos e instrumentos tecnológicos, mobiliários, recursos ópticos, entre outros, bem como acompanhar a utilização de materiais na sala de aula do ensino comum.

 

Fonte: BRASIL. Resolução nº 4 CNE/CEB, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.

 

Levando em consideração os aspectos apresentados e sobre a elaboração de materiais que sejam acessíveis para os estudantes do público-alvo da educação especial, para fomentar o seu processo de ensino e aprendizagem, assista aos vídeos do site Porvir, disponível em: https://porvir.org/educacao-inclusiva-conheca-10-materiais-pedagogicos-acessiveis-para-criar-e-aplicar-na-escola/, que apresenta materiais pedagógicos que podem ser aplicados na escola.

 

A partir disso, produza um material que pode ser utilizado no Atendimento Educacional Especializado. Para isso, é importante seguir alguns passos:

  1. Produzir o material.

– Para isso você poderá pesquisar na Internet os materiais utilizados no AEE e reproduzir o material.

  1. Apresentar a intencionalidade pedagógica.

– Elaborar uma ficha contendo o nome do material e a sua intencionalidade pedagógica, incluindo o objetivo do material produzido para os estudantes do público-alvo da educação especial.

  1. Gravar a forma como será utilizado.

– Apresentar no vídeo o material produzido e a maneira que deverá ser utilizado (o vídeo deve conter no máximo 7 minutos).

 

Em seguida, insira uma foto do material produzido por você e escreva um texto dissertativo (com no mínimo 10 e no máximo 20 linhas) descrevendo a experiência de ter produzido e divulgado um material que pode ser utilizado para atender aos alunos do público-alvo da educação especial.

 

OBSERVAÇÃO:

– Realize o texto da atividade MAPA no formulário-padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

– Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

– Formatar o texto da atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Bons estudos!

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