PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2025

Categoria:

Descrição

PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2025

 

A DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Planejar e executar práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos com a realidade sociocultural do aluno. Ao utilizar materiais acessíveis e diversificados, o educador amplia a aprendizagem e estimula múltiplas linguagens.

A literatura infantil, as contações de história e os recursos lúdicos são ferramentas essenciais nos anos iniciais. Vickery (2016) destaca que atividades ativas e significativas geram engajamento e desenvolvimento integral, enquanto Ritter (2020) reforça a importância de criar situações de estudo com foco na participação do aluno. Nesse contexto, o uso de materiais alternativos — como caixas, tecidos, sucatas e papéis diversos — amplia as possibilidades criativas da aula.

Considerando os pilares da educação (Delors, 1998) — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser —, o educador deve planejar experiências que favoreçam não somente o conteúdo, mas também a formação ética, social e emocional das crianças.

ETAPA 1 – PARTE TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas)

Com base nos textos e autores estudados, reflita sobre a importância da prática pedagógica planejada e ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborde os seguintes aspectos:

– O papel do planejamento didático nas práticas pedagógicas criativas.

– A relevância da ludicidade e do uso de materiais alternativos no processo de ensino-aprendizagem.

– A articulação entre teoria e prática no contexto da alfabetização e do letramento.

– A importância da avaliação formativa no acompanhamento da aprendizagem.

– Utilize ao menos dois autores da bibliografia da disciplina para embasar sua resposta.

ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com evidência fotográfica)

Nesta etapa, você deverá planejar e construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base para a atividade.

Exemplos de recursos possíveis (você pode criar outro):

– Caixa surpresa com objetos da história

– Avental de contação de histórias

– Palitoches ou dedoches com personagens

– Varal de imagens da narrativa

– Livro sensorial feito com EVA, feltro, tecido, etc.

O que deve conter na entrega prática:

– Nome da história escolhida e objetivo pedagógico da atividade (por exemplo: estimular a linguagem oral, ampliar vocabulário, reforçar sequência lógica).

– Descrição do material construído (quais materiais foram usados, como foi montado, em que momento da aula será utilizado).

– Envio de 3 fotos obrigatórias:

 Foto 1: Recursos para a construção do material.

Foto 2: Você em processo de montagem ou organização do material.

Foto 3: Você com o material finalizado e pronto para uso.

 

Orientações Finais:

Use a criatividade e reaproveite materiais disponíveis.

O foco da avaliação será: clareza do objetivo pedagógico, adequação ao público-alvo, criatividade, reaproveitamento de materiais e coerência entre teoria e prática.

Valorize a estética e a funcionalidade do material produzido.

​ORIENTAÇÕES:

– Assista ao vídeo explicativo da professora disponível na Sala do Café.
– Não é necessário aplicar a atividade com as crianças.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
– Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 53_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.