Descrição
Introdução
Olá, aluno(a), neste momento de sua formação acadêmica em fisioterapia, diversas temáticas vêm
sendo estudadas, com a finalidade de aumentar o seu repertório de conhecimento acerca dos
aspectos que envolvem o amplo cenário fisioterapêutico. Nesta etapa, você irá estudar conceitos
que abarcam a prática clínica em Fisioterapia Neurofuncional, na saúde da Criança e do Adolescente
e da Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica, além de desenvolver o raciocínio clínico para atender
pacientes baseados no modelo de atenção biopsicossocial preconizado pela Organização Mundial
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Material Teórico
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de Saúde, pautando-se em uma visão multidimensional frente a perspectiva de promover, prevenir e
reabilitar o(a) paciente. Vamos lá?
A Fisioterapia e seus Recursos para a Experiência Clínica
Vamos iniciar nossa discussão relembrando que a fisioterapia se destaca por ser uma ciência do
campo da saúde, que tem como objetivo: estudar, prevenir e tratar os distúrbios cinéticos funcionais
que intercorrem em órgãos e sistemas gerais do corpo humano, provocados por alterações de
cunho genético, traumas e/ou por doenças adquiridas nas etapas do ciclo vital.
E nessa perspectiva surge o(a) fisioterapeuta que é considerado um profissional da área da saúde,
com formação acadêmica superior, com habilidade e competência de realizar construção do
diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais ou diagnóstico cinesiológico funcional, bem como
apto a propiciar ao seu cliente/paciente as mais variadas condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação
e indução, além de realizar o completo acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e
as condições para a alta do serviço fisioterapêutico. É válido lembrar que é de responsabilidade do
profissional da fisioterapia realizar a avaliação, a prescrição, as condutas e os tratamentos
fisioterapêuticos, a reavaliação e a alta dos serviços, visto que nenhum outro profissional possui
autonomia para executar tais ações.
Não esqueça: o profissional de fisioterapia não possui habilitação para
executar diagnóstico patológico e sim diagnóstico cinesiológico funcional. É
necessário sempre respeitar a habilitação individual dos profissionais de uma
equipe multiprofissional.
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